Carregando...
EventosReceitasRestaurante

Receita de Tutu de Feijão

Como Fazer Tutu de Feijão

tutu de feijãotutu ou ungui (u ou ü) é uma iguaria típica da culinária brasileira feita com feijão cozido, refogado e engrossado com farinha de mandioca ou de milho, ele é servido no Restaurante Nurap Espaço Gastronômico toda Segunda-Feira. Ele costuma ser refogado com pedaços de bacon frito, cebola e alho, e misturado com farinha de mandioca se for preto ou farinha de milho se for mulatinho. O feijão poderá ser passado no liquidificador antes de ser refogado, e então ficará com a consistência do angu de fubá. É normalmente associado à culinária típica de Minas Gerais e São Paulo. Mas também pode ser encontrado nas cidades interioranas do estado do Rio de Janeiro, principalmente quando feito com feijão preto, e também no estado do Paraná.

O prato pode ter sua origem no estado de São Paulo, onde faz parte do prato conhecido como virado à paulista, servido nos botecos e restaurantes da capital paulista às segundas-feiras. Foi no século XVI(16),com a chegada ao Brasil dos portugueses atraídos pela riqueza de ouro e diamante, que as misturas de cultura aconteceram com mais intensidade, dando origem a pratos muito conhecidos hoje. Naquela época, em consonância principalmente com a rápida imigração, as cidades ficaram superlotadas e a falta de alimentos passou a ocorrer com frequência. Em virtude da escassez, as negras cozinheiras tinham que usar pouco sal (ingrediente caro naquela época) e criar pratos feitos à base de componentes como feijão preto, milho, mandioca, frutas, raízes e folhas de todos os tipos. Assim, a cozinha mineira se fez da simplicidade, sem grandes requintes, mas com um ingrediente importante: a criatividade. O tutu de feijão acompanha as rotas dos antigos tropeiros.

Confira agora mesmo esta receita superprática de Tutu de feijão rapidinho com linguiça calabresa e bacon!

Quer surpreender no almoço de hoje? Confira agora mesmo esta receita superprática de Tutu de feijão rapidinho com linguiça calabresa e bacon!

Tempo: 15min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do Tutu de feijão

  • 100g de bacon em cubos
  • 1 gomo de linguiça calabresa em cubos
  • 1 cebola em cubos
  • 1 dente de alho picado
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de feijão cozido com caldo
  • Sal, molho de pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca (aproximadamente)

Modo de preparo

Aqueça uma panela em fogo médio e refogue o bacon na própria gordura por 3 minutos. Adicione a linguiça e frite até dourar. Acrescente a cebola, o alho e refogue por 2 minutos. Despeje o feijão e deixe levantar fervura. Tempere com sal, pimenta e junte a farinha, aos poucos, mexendo até obter a consistência desejada. Se necessário, acrescente mais farinha. Despeje em uma travessa, polvilhe com cheiro-verde e sirva.

Conheça o Nurap Espaço Gastronômico

Endereço

Rua Coronel Luis Barroso, 445 Santo Amaro – SP CEP 04750-030

Horário de Funcionamento

Segunda a sábado – 08h30 as 15h
tel:(11)2344-2474 | eventos@nurap.com.br
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *